No momento em que um casal decide ter um filho, as expectativas e a ansiedade aumentam. Além, é claro do estresse diário que temos que enfrentar em decorrência do trabalho, do transito ou de problemas financeiros e/ou familiares.
Vivemos numa sociedade em que a urgência nos rodeia, seja no trabalho, na família ou nas pequenas funções do nosso dia a dia. Estamos cercados pela pressa, o que muitas vezes nos causa estresse e nem sempre sabemos lidar com todo esse sentimento da melhor forma.
Mas qual é a relação do estresse com a dificuldade para engravidar?
Uma pesquisa realizada recentemente na Universidade de Oxford (Inglaterra) constatou que o estresse é um dos responsáveis pelos problemas que envolvem a dificuldade em engravidar. Segundo a pesquisa, as mulheres que tinham o maior índice de adrenalina tiveram redução de 12% nas chances de conseguir engravidar em dias férteis.
Essa descoberta ganhou repercussão e foi publicada na revista Fertility and Sterility, mostrando o acompanhamento de 274 mulheres saudáveis com idades entre 18 e 40 anos e concluindo que o estresse é um fator que gera a dificuldade em engravidar juntamente com o fumo, obesidade e o consumo do álcool.
Como saber se sou uma pessoa estressada hoje?
A pessoa que apresenta estresse possui alguns sintomas como:
- cansaço;
- tensão ou dor muscular;
- impaciência;
- falta de ar ou sensação de fôlego curto;
- palpitações;
- dificuldade de concentração ou memória prejudicada;
- irritabilidade;
E como posso fazer para acabar com o estresse e conseguir engravidar?
Um tratamento muito eficaz é a Psicoterapia. Na clinica Miyamoto, com a Dra Fabiana, essa dificuldade é trabalhada a partir da terapia cognitivo-comportamental, que visa não só um resultado a curto prazo como também resultados concretos e verdadeiros, de forma que a futura mamãe possa se beneficiar antes, durante e após a gestação. Trabalhar questões emocionais antes da chegada do bebê fortalece os laços entre mãe e filho, deixa a mãe mais calma e paciente, proporcionando um ambiente perfeito para a chegada de um novo bebê.
A terapia com a Dra Fabiana consiste em tratar o estresse por meio de algumas atitudes que incluem mudança de estilo vida. É importante lembrar que não é possível controlar o estresse tendo os mesmos hábitos diários, sem atentar para a necessidade de uma modificação na forma como se enxerga a saúde e na forma como se vive, mesmo que essa transformação seja gradativa.
Algumas dessas mudanças estão relacionadas ao exercício físico regular e a alimentação equilibrada. Outra dica importante da Dra Fabiana é adquirir um hobby, isto é, uma atividade que lhe dê prazer e promova o relaxamento.
Mas a mudança mais significativa e com resultados positivos será se tudo isso for somado à terapia, pois ela lhe ajudará a encontrar o equilíbrio, fator de extrema importância no momento em que se esta a caminho de engravidar.
Portanto, o ideal é que o casal busque diminuir os níveis de estresse da rotina. Pesquisas mostram que os tratamentos modernos, como fertilidade in vitro, sem o acompanhamento da terapia diminuem em até 50% as chances de sucesso.
Busque você também o equilíbrio perfeito para a chegada do seu bebê.
Você pode enviar um email para a Dra Fabiana e tirar todas as suas duvidas em relação ao tema: clinicamiyamoto@gmail.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário