“A felicidade que vem de nós mesmos é maior que aquela que obtemos do que nos cerca... O mundo em que o homem vive é moldado, principalmente, pelo modo como ele o vê”.
(Arthur Schopenhauer)
Muitas pessoas me questionam porque devem fazer terapia, pois acreditam ser injusto só elas mudarem, uma vez que o mundo inteiro age de forma errada com elas.
A resposta é simples: mude seu comportamento e as respostas que você receberá do mundo serão diferentes, de acordo com o que você deseja!
Nossos comportamentos são respostas dos comportamentos das pessoas com as quais nos relacionamos.
Não tente mudar as outras pessoas. Isso não funciona. Você irá desperdiçar sua vida tentando. A mudança deve ser interna para que aí então, o mundo inteiro responda diferente para você.
Uma pequena história conta sobre um casal de idosos que visitava os netos. Toda tarde o avô deitava-se para tirar uma soneca. Certo dia, em um momento de pura travessura, as crianças decidiram colocar um pouco de queijo no bigode dele. Logo depois, ele acordou franzindo o nariz:
- Ora, este quarto está cheirando mal – exclamou ao levantar-se para ir à cozinha.
Não ficou ali por muito tempo até chegar à conclusão de que a cozinha também estava com o mesmo cheiro. Decidiu sair para respirar ar fresco. Mas para sua grande surpresa o ar fresco de nada adiantou, e ele disse:
- O mundo inteiro está cheirando mal!
Essa é uma grande verdade. Quando temos “queijo” em nossas atitudes, o mundo todo cheira mal. Nós, como indivíduos, somos responsáveis por nossa visão de mundo. Nossa atitude e ação em relação à vida ajudam a determinar o que nos acontece.
Muitos de nós passamos tempo demais tentando mudar as pessoas de nossas vidas, quando deveríamos ser a mudança que desejamos ver nos outros. O objetivo da terapia é a avaliação e a mudança dos nossos comportamentos.
Na clinica Miyamoto, eu, Fabiana, trabalho com a terapia cognitivo-comportamental, que é focada no trabalho prático e no senso de equipe, o terapeuta e o paciente trabalham juntos. Esta terapia estimula a pessoa a refletir e a descobrir comportamento mais adequados, além de ser psicoeducativa, isto é, utiliza-se de metas, prescrição de tarefas de casa e avaliação de sintomas.
Viver é como receber uma por uma as peças de um quebra-cabeça. O quebra-cabeça é a “realidade”. Não vem todo de uma vez em uma caixa com uma bela embalagem. Vem peça por peça em pacotes onde está escrito “dias”.
Cada dia traz novas peças. Cada nova peça dá sua própria contribuição de um entendimento mais profundo ao quadro completo da realidade.
Juntamos as peças de formas diferentes porque cada um de nós percebe a realidade à sua maneira. As qualidades mais necessárias para a construção de uma visão adequada e exata são abertura e flexibilidade. A armadilha a ser evitada é a rigidez.
Experimente você também essa mudança! Descubra os benefícios da terapia compartilhados por muitos. Como a terapia na Clínica Miyamoto, que é focada em resultados e rápida para que você possa curtir a vida de forma leve e positiva.

Nenhum comentário:
Postar um comentário